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http://hdl.handle.net/10884/1086
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Valentim, Olga Maria Martins de Sousa | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Maria José Carvalho | - |
dc.contributor.author | Antunes, Ana Vanessa dos Reis Ameixa | - |
dc.contributor.author | Sousa, Luís Manuel Mota | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-01T15:01:20Z | - |
dc.date.available | 2017-03-01T15:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-13 | - |
dc.identifier.citation | Valentim, O. M. M. D. S., Nogueira, M. J. C., Antunes, A. V. D. R. A., & Sousa, L. M. M. (2017, February). Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação. In Congresso SPSim 2017 "A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde". ESENFC: Coimbra | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1087 | - |
dc.description.abstract | Objetivos: A Simulação Clínica é um método de ensino que se tem salientado nos cursos na área da saúde. Pretende-se com este estudo Identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino/aprendizagem em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Metodologia: Procedeu-se à revisão integrativa da literatura. Foram usadas as bases de dados CINAHL, Medline e Nursing & Allied Health Collection, delimitando-se como período temporal os anos 2011-2016. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Dos 37 estudos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, 12 foram selecionados para análise. Conclusões: Os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem de saúde mental exibem a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino/aprendizagem na formação de enfermeiros. Os estudantes consideram a simulação uma experiência enriquecedora, que permite ampliar a consciencialização e compreensão da problemática da saúde mental, bem como desenvolver habilidades relacionais e comunicacionais sem pôr em risco os clientes. Além disso, aumenta a autoconfiança e autoeficácia. Contudo, é importante monitorizar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem parte da formação através da simulação, para validar a transferência das aprendizagens e os benefícios tanto para estudantes como para clientes. | pt_PT |
dc.language | por | - |
dc.publisher | https://www.esenfc.pt/event/event/abstracts/index.php?target=list-abstract-presentations&event=197&defLang=1&action=search | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Simulação | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/ENF - Comunicações a Conferências A CS/ENF - Comunicações a Conferências |
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Comunic_competências_enfsaúdemental_simulação_23-2-2017.pdf | Apresentação Oral | 470.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Abstract.8794.pdf | Resumo alargado | 3.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
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