Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/951
Title: Validação de símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc, por idosos sem patologia, residentes no Concelho do Cadaval.
Authors: Neves, Jéssica Filipa Vitorino
Keywords: Validação
Sistema de comunicação aumentativa
Sistema de comunicação alternativa
Símbolos symbolync
Idosos
Terapia da fala
Issue Date: 2015
Citation: Neves, Jéssica Filipa Vitorino (2015). Validação de símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc, por idosos sem patologia, residentes no Concelho do Cadaval.
Abstract: Sendo a comunicação uma necessidade básica do ser humano e esta por vezes se encontrar comprometida, é necessária uma intervenção por parte do terapeuta da fala de forma a desenvolver uma comunicação eficaz. Esta intervenção poderá ser através da escolha de um sistema de comunicação aumentativa e alternativa adequado, o que leva a que sejam realizados estudos de validação destes sistemas. Objetivos: Averiguar a transparência e a universalidade dos símbolos do SCAA Symbolinc em idosos sem patologia no concelho do Cadaval. Método: A investigação enquadra-se num estudo do tipo exploratório-descritivo, assim como transversal. A amostra, não probabilística e por conveniência e por bola de neve, é constituída por 30 participantes com uma média de idades de 72 (DP=6,88) anos. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a ficha de caracterização sociodemográfica (Neves, Vital & Ramos, 2015), uma Avaliação da Comunicação – Linguagem (Vital & Ramos, 2015) e ainda um questionário acerca do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc (Vital & Ramos, 2015). Resultados: 0% dos participantes nomearam de acordo com o alvo 7 símbolos referentes a nomes e 3 referentes a verbos; 10 (33,3%) ou menos dos participantes nomearam como alvo 12 nomes e 13 verbos e identificaram 3 nomes; 20 (66,7%) ou mais dos participantes nomearam de acordo com o alvo 8 nomes e 13 verbos e identificaram 13 nomes e 21 verbos; 30 (100%) dos participantes identificaram de acordo com o alvo 16 nomes e 7 verbos. O grau de satisfação com o sistema é de 8,1 (DP=2,3). Discussão/Conclusão: Com esta investigação pode concluir-se que, na perspetiva da população idosa, o SCAA Symbolinc pode ser considerado transparente, no entanto seriam importantes algumas alterações a alguns símbolos específicos ou a conjuntos de símbolos de forma a torná-lo mais acessível à população. Pode ainda ser considerado universal, pois para além das respostas positivas da amostra a este nível, foi possível verificar dentro das diferentes idades e escolaridades o acesso à grande maioria dos símbolos presentes neste sistema, por parte dos participantes.
URI: http://hdl.handle.net/10884/951
Appears in Collections:CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Neves_Relatório de investigação.pdf5.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.