Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/930
Title: Plano de Marketing - Business Expat Portugal
Authors: Silva, Andreia Filipa Mendonça Lopes da
Keywords: Globalização
Empresas nacionais
Empresas internacionais
Emigração
Remuneração
Issue Date: 2014
Citation: Silva, Andreia Filipa Mendonça Lopes da (2014).Plano de Marketing - Business Expat Portugal. Barcarena: Universidade Atlântica
Abstract: Com a globalização, cada vez mais as empresas nacionais e internacionais têm a necessidade de acolher trabalhadores de filiais de empresas estrangeiras ou de empresas associadas. As razões pelas quais as empresas deslocam empregados do estrangeiro são para preencher postos de trabalho para os quais não existe a competência em Portugal, transferindo o Know-how, preenchendo lugares de gestão assegurando o controlo e influencias nas decisões. Alguns estudos revelam que pagar a um expatriado custa 2,5 a 3 vezes mais do que o custo equivalente a contratar alguém do país de origem. O objetivo é proporcionar ao trabalhador uma qualidade de vida semelhante à que tem no seu país, assim sendo, se o país de destino o nível de vida for superior a empresa pagará mais, se acontecer o contrário a empresa deduzirá esses ganhos no ordenado. A remuneração dos expatriados faz-se de 4 formas: Salário-base que pode ser dividido entre o país de origem e o país destino, para não perder o direito à segurança social. Bónus de expatriação pago em duas vezes, dois terços no início um terço no fim, corresponde a 10% ou 20% do salário; Bónus de instalação para que o expatriado compre os bens mais urgentes para a sua instalação, como, casa, móveis, etc.; Bónus de desempenho face às novas funções. Subsídio de custo de vida (diferença do custo de vida no país de origem e no país de destino) Na tabela 1 estão as cidades situadas no Top 10 do raking. Os valores de comparação do custo de vida e arrendamento de habitação, são derivados de uma pesquisa realizada pela Mercer em março de 2013. Como medições-padrão foram utilizadas as taxas de câmbio de Março de 2013 e o pacote internacional de produtos e serviços da Mercer. Subsídio de alojamento permite ao trabalhador arrendar uma habitação da mesma categoria da que dispõe no país de origem. Os governos e as empresas multinacionais usam as tabelas de ranking para obter dados para garantir o poder de compra dos seus empregados, quando estes são transferidos para o estrangeiro. O arrendamento de habitações com base nos custos a partir deste ranking é utilizado para avaliar subsídios de alojamento de expatriados.
URI: http://hdl.handle.net/10884/930
Appears in Collections:CE/MKT - Trabalhos Finais de Licenciatura

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