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dc.contributor.authorDiogo, Ana Margarida da Silva-
dc.date.accessioned2013-07-30T15:43:35Z-
dc.date.available2013-07-30T15:43:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDiogo, Ana Margarida da Silva (2011). Aquisição dos grupos consonânticos por crianças com 5 anos de idade que frequentam o ensino pré-escolar no concelho de Oeiras. Barcarena : Universidade Atlânticapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/798-
dc.description.abstractOs grupos consonânticos designam uma sequência de duas consoantes no início de sílaba e apresentam complexidade a nível silábico. Esta estrutura silábica é por isso de aquisição tardia, sendo que as crianças recorrem ao uso de estratégias de reconstrução, simplificando a própria estrutura, quando ainda não a conseguem produzir em conformidade com a língua-alvo. Este trabalho tem como objectivos verificar se os grupos consonânticos se encontram adquiridos e estáveis aos cinco anos de idade e identificar as estratégias de reconstrução no desenvolvimento dos mesmos. Participaram neste estudo 23 crianças de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os cinco anos e zero meses e os cinco anos e doze meses, de sete estabelecimentos de ensino de carácter privado do concelho de Oeiras. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram um Questionário Sócio-Demográfico, construído com a finalidade de caracterizar a amostra e um Teste de Avaliação dos Grupos Consonânticos do Português Europeu, construído de forma a avaliar a produção dos grupos consonânticos dessa mesma amostra. Os resultados encontrados no estudo demonstram que os grupos consonânticos [p], [b], [t], [g], [d], [f], [v], [pl], [bl], [tl], [kl], [gl] e [fl] encontram-se adquiridos aos cinco anos de idade, uma vez que apresentam resultados acima dos 75% de respostas correctas. O mesmo já não acontece com o grupo consonântico [k] que não se encontra adquirido nessa idade. Os resultados revelam ainda que as estratégias de reconstrução mais frequentes foram a omissão da segunda consoante e a metátese. Os resultados obtidos no presente estudo contrariam resultados de estudos anteriores que prevêem que os grupos consonânticos encontram-se dominados e estabilizados aos cinco anos de idade. No entanto, confirma os resultados dos estudos que evidenciam uma aquisição tardia do grupo consonântico [k]. As hipóteses encontradas para a percentagem reduzida de alguns dos grupos consonânticos foram o input linguístico da criança, a posição que o grupo consonântico ocupa na palavra, o tamanho e o acento lexical das palavras.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectTerapia da falapt_PT
dc.subjectAquisiçãopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectGrupos consonânticospt_PT
dc.subjectEstratégias de reconstruçãopt_PT
dc.titleAquisição dos grupos consonânticos por crianças com 5 anos de idade que frequentam o ensino pré-escolar no concelho de Oeiraspt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
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