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Title: Inov`Ouro-Eventos de Ourivesaria – Plano de Marketing para uma Feira de Ourivesaria
Authors: Teixeira, Paulo Jorge Sant'Ana
Keywords: Feira de ourivesaria
Ourivesaria portuguesa
Moda
Luxo
Investimento
Issue Date: 19-Jun-2013
Abstract: Este Plano de Marketing tem como objectivo ser aplicado num projecto empresarial, de forma, a preencher uma lacuna que existe no mercado de Ourivesaria.O projecto propõe a realização de duas Feiras anuais na zona de Lisboa. A nível de concorrência, não existe, as únicas Feiras que existem, são localizadas no centro e no norte do Pais. Portanto, existe aqui uma oportunidade para se poder explorar. Os Factores Geográficos vão de encontro às necessidades do Público-Alvo, pretendendo captar clientes, numa área geográfica que ainda não está explorada a nível de Feiras.No entanto os Factores Financeiros é que podem ter alguma influência no sucesso da Feira, devido á natureza económica que o Pais atravessa, mas como, é nossos objectivo ir de encontro às necessidades do mercado, pretende-se praticar preços bastantes atractivos, para que a adesão vá de encontro às nossas expectativas. Para a prestação deste serviço, foi constituída uma empresa, com uma marca patenteada e definida como Marca Produtor. Foi elaborada uma análise SWOT, de forma a identificar as Oportunidades e as Ameaças do ambiente externo, e os Pontos Fortes e Fracos do ambiente interno. Depois desta análise, pode-se tomar medidas estratégicas para poder posicionar o serviço de forma a alcançar o pretendido. Esta Feira é dirigida exclusivamente para profissionais de Ourivesaria. Por esse motivo foi feito um questionário por correio electrónico para 190 endereços electrónicos, num universo de 300 empresas, onde se obteve uma amostra de 73 respostas. Quantificando o Valor de Mercado conclui-se que o seu valor é de 544.950 € com um volume de 7.266 m2 de ocupação. O Valor Potencial do Mercado para o primeiro ano com a realização duma só Feira é de 244.755 €, com um Volume 4.200 m2, obtendo-se uma Quota de Mercado de 70%. Para o segundo ano o Valor Potencial de Mercado é de 381.118 €, com um Volume de 7.350 m2 e uma Quota de 62%. No terceiro ano o valor é de 526.500 € com um Volume de 7.875 m2 e uma Quota de 65%. De salientar que nos dois últimos anos, está considerado a realização de duas Feiras. A elaboração do Plano de Marketing tambem passa pela definição de estratégias de forma a atingir os objectivos. Desta forma, foram definidos planos estratégicos na área do Marketing e Vendas, Recursos Humanos, Financeiros, Tecnologias de Informação, Conhecimento do Cliente e Operações. O resultado da análise de contas é bastante motivador, pois dá resultados positivos logo a partir do primeiro ano.
URI: http://hdl.handle.net/10884/787
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