Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/783
Title: Plano de Marketing para Implementação de um Restaurante Moderno em S. Tomé e Príncipe
Authors: Nazaré, Julieta da Silva Graça
Keywords: Consumidores
Serviços de restauração
Gastronomia internacional
Issue Date: 18-Jun-2013
Abstract: São Tomé e Príncipe sendo um país apostado no turismo para o seu desenvolvimento, possuindo grande variedade e riqueza gastronómica, a principal aposta será na prestação de serviços de restauração com excelente qualidade e normas de higiene e segurança alimentar utilizadas a nível da Europa que possam cativar e conquistar os clientes, torna-se um factor muito importante na sua concretização. O sector da restauração ocupa a terceira posição (9,5%) em volume de mercado de empresas em S. Tomé e Príncipe e vem crescendo a um bom ritmo nestes últimos anos. Este plano de marketing teve como objectivo essencial estudar, analisar o mercado de restauração mais viável para a implantação de um restaurante moderno na cidade de S. Tomé. Como forma de suprir a grande necessidade em excelente qualidade de uma gastronomia variada, internacional incluindo a santomenses, visando a satisfação das expectativas dos clientes de médio, médio/alto e alto poder de compra. Tendo em conta os factores culturais, sociais, pessoais e psicológicos da população santomense, identificou-se a oportunidade de implementação de um restaurante cuja oferta alimentar se enquadre o perfil e às necessidades individuais desses consumidores, conjugando o tradicional com o moderno, o nacional com o internacional de forma a responder às várias opções dos consumidores. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, abordando os principais conceitos. Em seguida, a realização de um inquérito a uma amostra considerável, através de um guião estruturado, com perguntas fechadas e semi-fechadas. Foram aplicadas numa entrevista individual e personalizada através de pesquisa descritiva por inquérito documental e digital. Estas questões que fizeram uma abordagem quantitativa e qualitativa dos indicadores que se pretendia estudar, sendo estes os consumidores da restauração, santomenses residentes em S. Tomé e Portugal (Lisboa). Depois de um estudo feito aos resultados do inquérito, concluiu-se que a localização do restaurante é uma aposta acertada, pois a maioria do público-alvo, permanece e vive no distrito de Água grande. Considerando que 44% dos entrevistados frequentam restaurante mais de dez vezes por mês, verifica-se uma forte mudança de hábito em relação há dez anos atrás. Assim, considera-se que há forte apetência a que santomenses façam refeições fora de casa e desfrutem de espaços confortáveis com serviços de qualidade a um preço acessível. Conclui-se que de acordo com os resultados alcançados S. Tomé é um mercado promissor e a implementação deste restaurante irá suprir uma grande carência neste seguimento do mercado.
URI: http://hdl.handle.net/10884/783
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