Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/776
Title: Valores sócio culturais e orientação para o mercado das empresas
Authors: Santos, Rui Alexandre Bruno dos
Keywords: Marketing
Valores socio-culturais
Marketing orientation
Issue Date: 2012
Citation: Santos, Rui Alexandre Bruno dos (2012). Valores sócio culturais e orientação para o mercado das empresas. Barcarena : Universidade Atlântica
Abstract: A globalização da economia, obriga a um maior esforço competitivo por parte das empresas, neste sentido, as empresas são cada vez mais globais, pelo que, têm que competir com grandes líderes mundiais, assim, orientação para o mercado é cada vez mais relevante nas estratégias comerciais. O presente estudo tem como objetivo verificar se os valores sócio culturais têm influência na orientação para o mercado, nas pequenas e médias empresas, em Portugal. A amostra é composta por 101 respostas válidas e foram codificadas para a análise de dados. As unidades recolhidas são os gestores de empresas e/ou diretores de marketing, que podem fornecer informações relevantes para o presente trabalho. Os dados obtidos permitiram observar que foram encontradas algumas correlações, embora com algumas restrições, nomeadamente no que se refere ao grau de masculinidade, ao grau de individualismo e ao controlo de incerteza, quando relacionados com as variáveis de orientação para o mercado. Deste modo, verificou-se que os valores sócio culturais exercem influência na orientação para o mercado, embora com algumas restrições. Este estudo evidencia que as práticas de orientação para o mercado, merecem uma maior disseminação de modo a permitir que as organizações alcancem maior competitividade. Este ponto revela, a importância da cultura no funcionamento das organizações por incorporarem um conjunto de valores, ideias e atitudes.
URI: http://hdl.handle.net/10884/776
Appears in Collections:CE/GEST - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado de Gestão _ Dissertação _2012.pdf859.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.