Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/724
Title: Factores ambientais percepcionados, pelos Médicos Fisiatras, que influenciam a comunicação da pessoa com afasia
Authors: Santos, Joana
Ramos, Catarina
Keywords: Factores ambientais; barreiras comunicativas; facilitadores à comunicação; Médicos Fisiatras; afasia; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Issue Date: 17-Jan-2013
Abstract: A perda de linguagem e a incapacidade para comunicar de modo eficiente como resultado da afasia afecta a participação comunicativa da pessoa com afasia na sociedade. Objectivos: identificar os factores ambientais percepcionados pelos Médicos Fisiatras que influenciam a comunicação da pessoa com afasia e identificar de que modo as funções do corpo influenciam a participação comunicativa da pessoa com afasia. Metodologia e Procedimentos: A amostra é constituída por 5 Médicos Fisiatras, que laboram em clínicas privadas no distrito de Lisboa. A recolha foi realizada através de uma ficha de caracterização sociodemográfica e de um questionário de auto-preenchimento. Resultados e Conclusões: Os Médicos Fisiatras identificaram os factores ambientais que se encontram já descritos para a pessoa com afasia como barreiras ou facilitadores. No que concerne ao modo como as funções do corpo influenciam a participação comunicativa da pessoa com afasia a maioria considerou que a mobilidade do membro superior, a fala, a linguagem, a gnosia, a praxia e a acuidade auditiva são as funções do corpo que representam grande influência na participação da pessoa com afasia. Os resultados obtidos mostram que os Médicos Fisiatras se encontram despertos para a realidade comunicativa da pessoa com afasia. Tal dever-se-á possivelmente ao facto de apresentarem tempo de experiência nesta área e de trabalharem em equipa com o Terapeuta da Fala.
Description: Póster apresentado no “1º Encontro de Alunos e Antigos Alunos de Terapia da Fala da Universidade Atlântica”, organizado pela Licenciatura em Terapia da Fala no Auditório Afonso de Barros da Universidade Atlântica no dia 05 de Maio de 2012
URI: http://hdl.handle.net/10884/724
Appears in Collections:A CS/TF - Comunicações a Conferências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.