Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/443
Title: Acquisition de la structure syllabique en contexte de bilinguisme simultané portugais-français
Authors: Almeida, Letícia
Keywords: bilingualism, language acquisition, phonology, language production, interlinguistic influence
Issue Date: 3-Mar-2012
Abstract: Esta dissertação debruça-se sobre o desenvolvimento da estrutura silábica por uma criança bilingue simultânea em português e francês, seguida longitudinalmente a partir das suas primeiras produções linguísticas até aos 3 anos e dez meses. Um dos principais resultados é que desenvolvimentos autónomos e interdependentes coexistem durante o desenvolvimento da fonologia de ambas as línguas. Outro resultado pertinente é que as influências interlinguísticas atestadas ocorrem em domínios gramaticais específicos. Por último, um resultado crucial diz respeito aos fatores que determinam as interações atestadas. Estas não podem ser explicadas nem por uma eventual língua dominante nem pela complexidade das estruturas linguísticas. Propõe-se portanto que um fator determinante consiste na ambiguidade presente no input que a criança recebe.
URI: http://hdl.handle.net/10884/443
Appears in Collections:CS/TF - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Almeida (2011).pdf63.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.