Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo-
dc.contributor.authorChaves, Marcirio-
dc.contributor.authorPedron, Cristiane-
dc.date.accessioned2012-01-19T23:38:26Z-
dc.date.available2012-01-19T23:38:26Z-
dc.date.issued2011-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/306-
dc.description.abstractA internet influencia a forma como os consumidores escolhem e reservam hotéis. A proliferação de sites de avaliação de hotéis introduz uma nova fonte de informação que pode ser utilizada tanto como influenciador de potenciais consumidores, como ferramenta de apoio à decisão da gestão. Este estudo analisa como é que as avaliações online podem auxiliar os pequenos e médios hotéis (PMH) na tomada de decisão. Para tal, foram recolhidos e analisados 1500 comentários de 50 PMH, quanto a diversos parâmetros. Neste artigo são abordados os conceitos de uma ontologia e os qualificadores mencionados nas revisões online. Os resultados mostram que quarto, staff e localização foram os conceitos mais frequentes nas revisões e limpeza, simpatia, prestabilidade e posição central os termos mais utilizados para os qualificar. Esta investigação conclui que as avaliações online têm potencial para auxiliar a gestão dos PMH estudados para aumentar a satisfação dos seus clientes e para gerir os recursos existentes de forma eficiente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAnais da 11ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011)pt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.subjecthotelpt_PT
dc.subjectavaliações onlinept_PT
dc.subjectweb 2.0pt_PT
dc.subjectgestãopt_PT
dc.titleImpacto da Web 2.0 e das avaliações online no apoio à gestão de pequenos e médios hotéis em Portugal: um estudo exploratóriopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
Appears in Collections:A CTIC/STI - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gomes-capsi-2011.pdf354.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.