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Title: Da avaliação de um programa de educação alimentar à sua reformulação
Authors: Gonçalves, Sandra
Keywords: Obesidade infantil
Educação alimentar
Avaliação
Issue Date: 16-Jan-2012
Abstract: Estudos recentes têm demonstrado que Portugal apresenta uma elevada prevalência de excesso de peso e de obesidade infantil. Com o intuito de reverter este cenário vários Programas de Educação Alimentar têm vindo a ser desenvolvidos. Entre eles, o Programa “5 ao Dia” criado pela Associação 5 ao Dia e implementado desde 2008. Este encontra-se a ser desenvolvido em vários Mercados Abastecedores pretende incentivar o consumo de frutas e hortícolas através de actividades lúdico pedagógicas. O objectivo do presente trabalho de investigação consiste na avaliação do Programa Comunitário “5 ao Dia” através da avaliação de conhecimentos alimentares de crianças do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico da Região de Lisboa e Vale do Tejo. De carácter transversal o presente estudo envolveu uma amostra infantil participante nas actividades desenvolvidas e enquadradas no Programa. Para avaliar os conhecimentos alimentares das crianças foi aplicado o mesmo questionário antes e após a realização das actividades. 135 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos de idade e provenientes de 9 escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo participaram no estudo. Das quais, 57,4% eram do sexo feminino, a maioria frequentava o 6º ano de escolaridade e a média de idades das crianças inquiridas foi de 10 anos. Neste estudo, verificou-se que existe uma diferença significativa entre os conhecimentos dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico, apresentando este último um maior nível de conhecimentos antes da realização das actividades. No entanto, após a realização das actividades não se verificaram diferenças significativas entre os dois grupos. O género é um factor a ter em consideração, visto que raparigas obtiveram melhores resultados antes e após a realização das actividades desenvolvidas no Programa, contudo estes valores não foram estatisticamente significativos. Assim, apresentar novas propostas de acção, é fundamental de modo a que o Programa transmita, com maior rigor, a mensagem pretendida e se consigam atingir os objectivos esperados pelo mesmo.
URI: http://hdl.handle.net/10884/291
Appears in Collections:A CS/CN - Trabalhos Finais de Licenciatura

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