Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/290
Título: Da avaliação de um programa de educação alimentar à sua reformulação
Autores: Gonçalves, Sara
Palavras-chave: Educação alimentar
avaliação
Data: 16-Jan-2012
Resumo: De acordo com os dados nacionais cada vez são mais elevadas as prevalências de excesso e obesidade em crianças. Actualmente, vários são os programas de educação alimentar desenvolvidos em Portugal de modo a controlar esta problemática. Um dos programas de educação alimentar implementado em Portugal desde 2008, é o Programa “5 ao dia”, que visa incentivar o aumento de consumo de frutas e legumes através de várias acções lúdicas. Este Programa está presente já em vários Mercados Abastecedores do país, e compreende ainda uma redução da prevalência da obesidade infantil a nível nacional. O objectivo deste estudo é avaliar os conhecimentos sobre alimentação saudável de crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Estas participaram nas actividades desenvolvidas pelo “ Programa 5 ao dia” no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). O estudo de carácter trasversal, envolveu uma amostra seleccionada de forma aleatória, avaliada segundo a aplicação de um questionário em dois momentos, antes e após a realização da intervenção do Programa. Avaliaram-se os conhecimentos relativos à alimentação de 135 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, de 9 escolas. A análise descritiva consistiu no cálculo de frequências das variáveis em estudo. Das crianças avaliadas 57,4% eram do sexo feminino, mais de metade da amostra pertencia ao 6º ano de escolaridade e a média de idades das crianças inquiridas foi de 10 anos. Globalmente, não se observaram melhorias satisfatórias nos conhecimentos das crianças após as acções lúdicas desenvolvidas pelo referido Programa de educação alimentar, no entanto ao serem comparados os conhecimentos entre crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico após as acções lúdicas, verificou-se um maior aproveitamento destas por parte das crianças com uma faixa etária mais baixa. De acordo com os resultados obtidos, parecem estas acções desenvolvidas pelo Programa “5 ao dia” no MARL, mais orientadas para crianças pertencentes ao 1º ciclo escolar. Deste modo, é importante uma avaliação mais pormenorizada dos conhecimentos dos crianças antes e após as actividades do Programa “ 5 ao dia” para que desta forma estas mesmas actividades sejam reformuladas e adaptadas a cada ciclo escolar de forma mais eficaz.
URI: http://hdl.handle.net/10884/290
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