Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValentim, Olga Maria Martins de Sousa-
dc.contributor.authorNogueira, Maria José Carvalho-
dc.contributor.authorAntunes, Ana Vanessa dos Reis Ameixa-
dc.contributor.authorSousa, Luís Manuel Mota-
dc.date.accessioned2017-03-01T15:01:20Z-
dc.date.available2017-03-01T15:01:20Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.citationValentim, O. M. M. D. S., Nogueira, M. J. C., Antunes, A. V. D. R. A., & Sousa, L. M. M. (2017, February). Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação. In Congresso SPSim 2017 "A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde". ESENFC: Coimbrapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1087-
dc.description.abstractObjetivos: A Simulação Clínica é um método de ensino que se tem salientado nos cursos na área da saúde. Pretende-se com este estudo Identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino/aprendizagem em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Metodologia: Procedeu-se à revisão integrativa da literatura. Foram usadas as bases de dados CINAHL, Medline e Nursing & Allied Health Collection, delimitando-se como período temporal os anos 2011-2016. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Dos 37 estudos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, 12 foram selecionados para análise. Conclusões: Os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem de saúde mental exibem a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino/aprendizagem na formação de enfermeiros. Os estudantes consideram a simulação uma experiência enriquecedora, que permite ampliar a consciencialização e compreensão da problemática da saúde mental, bem como desenvolver habilidades relacionais e comunicacionais sem pôr em risco os clientes. Além disso, aumenta a autoconfiança e autoeficácia. Contudo, é importante monitorizar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem parte da formação através da simulação, para validar a transferência das aprendizagens e os benefícios tanto para estudantes como para clientes.pt_PT
dc.languagepor-
dc.publisherhttps://www.esenfc.pt/event/event/abstracts/index.php?target=list-abstract-presentations&event=197&defLang=1&action=searchpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulaçãopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
Appears in Collections:A CS/ENF - Comunicações a Conferências
A CS/ENF - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunic_competências_enfsaúdemental_simulação_23-2-2017.pdfApresentação Oral470.69 kBAdobe PDFView/Open
Abstract.8794.pdfResumo alargado3.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.