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dc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Isabel da Silva-
dc.date.accessioned2016-11-17T13:11:04Z-
dc.date.available2016-11-17T13:11:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRodrigues, Patrícia Isabel da Silva (2013). Proposta de abordagem para gestão de ocorrências em Serviços de Saúde. Barcarena: Universidade Atlânticapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1052-
dc.description.abstractA gestão de ocorrências, sendo um requisito, quer legal, ao nível da regulação, quer normativo, tal como surge na ISO 9001, é um componente crítico para garantir a melhoria contínua um Serviço de Sangue, dado ter como objetivo a satisfação contínua dos requisitos dos dadores e recetores. A gestão eficaz, mas com eficiência, depende, também da eficácia da abordagem para gestão de ocorrência, nomeadamente, através da geração de correções, ações corretivas e ações preventiva eficazes. Esta dissertação discute a relevância, propondo um modelo de abordagem de gestão da qualidade conforme com os requisitos da lei fundamental da regulação de Serviços de Sangue, DL 267/2007, e com a norma global para sistemas de gestão da qualidade, ISO 9001. Esta abordagem usada descreve as várias etapas para a gestão eficaz de ocorrências, desde o seu relato, à sua classificação, tratamento com medição e análise risco associado e verificação da eficácia das ações tomadas. A eficácia do modelo teórico proposto foi verificado através da sua passagem para algoritmo informático num software comercial. Foi evidenciado neste software o cumprimento dos requisitos da abordagem teórica, pelo que a aplicação informática está conforme com os requisitos estabelecidos num procedimento documentado. Foi evidenciado, também, a rastreabilidade dos dados ao longo e toda a metodologia. A utilização de uma ferramenta informática também acrescentou valor ao modelo teórico, dado o acesso a toda a informação ser mais célere e de fácil acesso, quando comparado com o uso em suporte de papel.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectServiços de Medicina Transfusionalpt_PT
dc.subjectServiço de sanguept_PT
dc.subjectCiclo de melhoria contínuapt_PT
dc.subjectSistema de gestão da qualidadept_PT
dc.subjectSatisfação do clientept_PT
dc.subjectAcção preventivapt_PT
dc.titleProposta de abordagem para gestão de ocorrências em Serviços de Saúdept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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