Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1023
Title: A influência do idadismo na prática clinica dos estudantes de enfermagem: Revisão Sistemática da Literatura
Authors: Lima, Daniela Mónica Vieira
Oliveira, Dinis Pedro de
Keywords: Estudantes de enfermagem
Idadismo
Issue Date: 2016
Citation: Lima, Daniela Mónica Vieira; Oliveira, Dinis pedro de (2016). A influência do idadismo na prática clinica dos estudantes de enfermagem: Revisão Sistemática da Literatura. Barcarena : Universidade Atlântica
Abstract: A elaboração deste estudo pretende dar uma possível resposta ao seguinte problema: Influência do preconceito para com a pessoa idosa nos estudantes de enfermagem na sua prática clinica. Assim, definimos como objetivo geral do trabalho “Compreender como o preconceito dos estudantes de enfermagem para com a pessoa idosa influência a sua prática de enfermagem.” Do qual decorreu a seguinte questão de investigação, utilizando o método PICo, fundamentado pelo Joanna Briggs Institute (2011): “ Como o preconceito dos estudantes de enfermagem para com a pessoa idosa influência a sua prática de Enfermagem?”. Foi utilizada para o efeito a metodologia de estudo de Revisão sistemática qualitativa da literatura, utilizando a metodologia Cochrane, apresentada por Bettany-Saltikov (2012). A literatura revista aponta toda para uma maior tendência para atitudes positivas dos estudantes de enfermagem, para com as pessoas idosas. Das atitudes/preconceitos depreciativos, destaca-se que estas podem condicionar a comunicação com as pessoas idosas, no contexto da prática clinica dos estudantes de enfermagem. A carreira e a prática de enfermagem gerontológica tendem a ser impopulares junto dos estudantes de enfermagem, por fatores que podem condicionar a qualidade e a equitatividade dos cuidados de enfermagem. Face às caraterísticas dos estudos analisados, estas conclusões não podem ser generalizadas.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1023
Appears in Collections:CS/ENF - Trabalhos Finais de Licenciatura



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.