Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1006
Title: Contributos das monografias de final de curso na Universidade Atlântica, para a construção do saber em enfermagem: estudo bibliográfico
Authors: Sousa, Luís M. M.
Valentim, Olga MMS
Santos, Maria João A.
Carvalho, Maria Leonor
Kopke, Maria Rita F.B.
Bacelar, Maria Madalena B.
Keywords: enfermagem
investigação
temáticas
monografias
Issue Date: Jun-2012
Publisher: Revista Referência
Citation: Sousa LM, Valentim OM, Santos MJ, Carvalho ML, Kopke R, Bacela MM. Contributos das monografias de final de curso na Universidade Atlântica, para a construção do saber em enfermagem: estudo bibliográfico [Resumo]. Referência. 2012; III Série - Suplemento:158
Abstract: Introdução: A investigação em enfermagem é uma ferramenta imprescindível no processo de organização dos cuidados de enfermagem (Giacchero & Miasso, 2006; Silva et al., 2009), iniciada na formação pré-graduada, 1º ciclo; permite que o estudante progrida na sua formação académica e posteriormente integrada no agir profissional do enfermeiro a investigação. Constitui uma estratégia fundamental para a construção do conhecimento, permitindo o estabelecimento de uma base científica que garanta a qualidade dos cuidados e a credibilidade profissional (Giacchero & Miasso, 2006). Objetivos: O objetivo deste estudo é conhecer as linhas de investigação apresentadas nas monografias do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da Universidade Atlântica, no período de 2005 a 2011. Metodologia: Optou-se por um estudo bibliográfico, retrospetivo, exploratório e descritivo de natureza quantitativa e qualitativa, recorrendo à análise das monografias do final do CLE. Neste sentido, foi elaborado um formulário em que consta: o ano de defesa, natureza e tipo de estudo, temática, sujeitos da amostra, instrumentos de colheita de dados e contexto de realização do estudo (Giacchero & Miasso, 2006; Silva et al., 2009; Sousa et al., 2009). Após pedido de autorização e pré-teste do instrumento, procedeu-se à colheita de dados no período de março a abril de 2012. Resultados: Foram selecionadas 46 monografias de um universo de 211, tendo sido agrupadas em categorias definidas a priori. A linha de investigação que diz respeito à Enfermagem Saúde do Adulto tem o maior número, 20 (43.5%), seguida da Enfermagem Comunitária com 9 (19,6%), Enfermagem Saúde do Idoso e Enfermagem Saúde Materna e Obstétrica cada uma com 4 (8,7%), Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica e Gestão cada uma com 3 (6,5%) e por último Ciência de Enfermagem com 1 (2,2%). Quanto à natureza do estudo constatou-se que os estudantes optaram preferencialmente pela abordagem qualitativa com 22 (47,8%), seguida da quantitativa 18 (39,1%) e mista 6 (13,0%). Relativamente ao tipo de estudo observou-se que 29 (63,0%) são de tipo descritivo e exploratório, 15 (32,6%) descritivo e 2 (4,4%) outro tipo. Por último, os sujeitos do estudo foram enfermeiros em 21 (45,7%) monografias, clientes em 18 (39,1%) e estudantes de enfermagem em 7 (15,2%). Conclusões: A investigação em Enfermagem visa o desenvolvimento dos saberes específicos da profissão. Esta permite aos estudantes e aos profissionais fundamentar a prática e assegurar a credibilidade da profissão através da prestação de cuidados de enfermagem de qualidade aos indivíduos/família e à comunidade. Neste estudo verificou-se que as temáticas das monografias seguem essencialmente o ciclo vital, à semelhança da organização do curso nesta universidade. O paradigma qualitativo foi o mais utilizado. No global são maioritariamente exploratórios e os sujeitos das amostras são enfermeiros.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1006
ISSN: 0874-0283
Appears in Collections:CS/ENF - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas_III_Congresso_Investigação_Enfermagem.pdfMain article52.5 kBAdobe PDFView/Open
Contributos das monografias de final de curso 4[1].pdfApresentação2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.