Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1005
Title: Propriedades métricas dos instrumentos de medida em enfermagem de reabilitação: validade, reprodutibilidade e responsividade
Authors: Sousa, Luís M. M.
Keywords: Validação de estudos
Reprodutibilidade
Enfermagem de Reabilitação
Responsividade
Issue Date: 14-Nov-2013
Citation: Sousa LM. Propriedades métricas dos instrumentos de medida em enfermagem de reabilitação: validade, reprodutibilidade e responsividade. in Seminário de enfermagem de reabilitação, Hospital Egas Moniz. Lisboa. 2013.
Abstract: Os instrumentos de medida devem apresentar a capacidade de quantificar os ganhos da pessoa ao longo do seu processo de reabilitação. Os objetivo são: medir a incapacidade, monitorizar os progressos, melhorar a comunicação e medir a eficácia do tratamento e documentar os benefícios das intervenções de reabilitação.A seleção do instrumento de avaliação a ser utilizado está condicionada, isto é, que deve traduzir uma medida válida da função a ser testada(validade), que se tenham realizado estudos prévios que fundamentem uma fiabilidade adequada (Reprodutibilidade) e que a medição seja suficientemente sensível para traduzir alterações clínicas relevantes (responsividade). Em suma o enfermeiro de reabilitação deve conhecer as propriedades métricas dos instrumentos, de modo a verificar se permitem obter medidas válidas, fiáveis e responsivas. Pois só assim, se pode obter evidência do impacto dos Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1005
Appears in Collections:A CS/ENF - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Seminário Egas Moniz.pdfApresentação1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.